Retrofuturismo:
Desenvolvimento de Personagens e Universos
Sobre o Curso
Este curso tem por objetivo oferecer aos participantes uma compreensão abrangente e prática do Retrofuturismo como um estilo narrativo dentro da ficção científica. Este curso visa capacitar escritores, roteiristas, professores, designers, estilistas e profissionais de moda a explorar e criar universos narrativos retrofuturistas, além de entender como esse estilo pode inspirar campanhas de marketing em diversos meios, como livros, cinema, teatro, seriados, propagandas e animês.
Os participantes aprenderão a construir narrativas envolventes, desenvolver personagens autênticos e criar ambientes que mesclam elementos do passado com visões futuristas. O curso abordará técnicas de construção de mundo, estrutura narrativa, elementos visuais e estilísticos associados ao retrofuturismo, permitindo que os alunos explorem sua criatividade para produzir conteúdo original e impactante.
Este curso é composto por mais de 5 módulos, totalizando 40 horas de imersão em um universo retrofuturista cativante.
Para quem é este Curso?
Profissionais e entusiastas das áreas criativas, como escritores, roteiristas, professores que desejam inovar em suas abordagens pedagógicas, designers e estilistas em busca de novas inspirações, assim como profissionais de marketing interessados em compreender e aplicar os princípios do retrofuturismo em suas estratégias.
Detalhes do Curso
Carga Horária: 40 horas
Módulo 1: O que é Retrofuturismo?
– Introdução ao curso
– História Alternativa, Pós-apocalipse, Utopias e Distopias
– Retrofuturismo como linguagem e estética
– Os Universos “Punks” do Retrofuturismo
Módulo 2: Origens e Inspirações
– Punks, Beatnik e o surgimento do Cyberpunk
– Steampunk, Vaporpunk e Dieselpunk
– Atompunk, Biopunk e Biohacking
– Clockpunk, Stonepunk e Medievalismo
– Afropunk, Tecnoxamanismo e outras incursões
– Punks, Beatnik e o surgimento do Cyberpunk
– Steampunk, Vaporpunk e Dieselpunk
– Atompunk, Biopunk e Biohacking
– Clockpunk, Stonepunk e Medievalismo
– Afropunk, Tecnoxamanismo e outras incursões
Módulo 3: Retrofuturismo no Brasil
– Picnics e Convescotes
– Convenções e Cosplayers
– O Conselho e suas “Lodges”
– Steamers, Piratas e Vampiros
Módulo 4: Retrofuturismo como movimento
– DIY, Riquimbili ou Gambiarra?
– Construindo um Steamplay
– O Teatro e o Cinema
– Revivalismo e Reinvenção
– Propaganda e Transmídia
– Didática e Docência